top of page
Foto do escritorNelson Pinheiro

Saiba como o motorista pode evitar a poluição automotiva


Você sabia que a poluição automotiva é uma das maiores causadoras do aquecimento global? Isso sem contar que é um dos principais motivos da redução da expectativa de vida nas grandes cidades! A boa notícia é que, com algumas atitudes simples, os próprios motoristas podem reduzir as emissões de poluentes dos seus carros. O uso correto dos recursos do veículo e a adequada manutenção de seus componentes fazem com que a energia gerada pela queima do combustível seja mais bem aproveitada. Assim, é possível evitar emissões desnecessárias de poluentes.

Quer conhecer ao menos as principais práticas a que os motoristas devem se atentar para evitar a poluição automotiva? Pronto para ajudar a melhorar o ar que respiramos? Então confira agora as dicas que preparamos!

Faça manutenções preventivas

O óleo lubrificante e seu filtro precisam ser trocados de acordo com as especificações e a periodicidade descritas no manual do proprietário. Caso contrário, o motor precisará consumir mais combustível para funcionar, emitindo mais poluentes. A troca dos filtros de ar e de combustível no período certo também é importante porque esses elementos contribuem para a pureza da composição ar + combustível que vai para o motor, melhorando sua eficiência energética.

Mantenha os pneus calibrados e alinhados

Quanto mais murchos estiverem os pneus, maior se torna seu atrito com o solo. Enquanto isso, as rodas desalinhadas puxam para lados diferentes. Em ambos os casos, o motor tem que compensar o esforço, consumindo mais combustível e aumentando as emissões de poluentes. Então trate de calibrar ao menos semanalmente os pneus do seu carro com a pressão recomendada pelo fabricante, além de alinhar as rodas a cada 10 mil quilômetros rodados.

Abasteça com combustível de qualidade

Combustíveis baratos costumam ser irregularmente misturados com produtos químicos que geram mais poluição, tornam a queima menos eficiente e ainda comprometem os componentes do motor. O ideal, portanto, é ter cuidado ao abastecer! Fuja de preços muito abaixo da concorrência, bem como de postos de combustíveis desconhecidos.

Use as marchas no tempo certo

No manual do proprietário do veículo estão descritas as faixas de rotação do motor e as velocidades em que as marchas devem ser trocadas. Vale dar uma olhada nessas orientações! Usar marchas altas em rotações baixas faz com que a injeção eletrônica tenha que compensar a aceleração, queimando mais combustível do que o necessário. Já as marchas baixas em rotações altas não aproveitam a energia gerada pelo motor.

Acelere com moderação

Especialmente nas cidades, acelerar demais aumenta a emissão de poluentes. Isso se deve às constantes paradas por conta do trânsito, de semáforos ou vias preferenciais, com o uso dos freios do carro desperdiçando a energia do combustível. Nas rodovias, por sua vez, a resistência do ar faz com que seja necessária uma maior aceleração para alcançar ganhos de velocidade menores. Até 80 quilômetros por hora, a eficiência energética é boa. Já a 120 quilômetros por hora, o consumo pode dobrar.

Economize no ar-condicionado

Para funcionar, o ar-condicionado consome muita energia elétrica, que é roubada de outros componentes — como as velas de ignição. Isso prejudica a queima do combustível e faz com que a injeção eletrônica consuma mais para compensar. Em alguns casos, o aparelho ainda é conectado a roldanas ligadas ao motor, o que sobrecarrega seu funcionamento. Assim, o ideal é economizar no seu uso, ok?

É fato: a responsabilidade pela diminuição da poluição automotiva é de todos. Mas agora que você já conhece ao menos algumas atitudes que ajudam a minimizar a emissão de poluentes do seu carro, está pronto para começar a fazer sua parte!

Não se esqueça que o esforço por um mundo menos poluído deve contar com a participação de todos. Ao mesmo tempo em que os fabricantes de automóveis estão investindo em tecnologias para carros híbridos e motores mais econômicos e potentes, as empresas de energia investem em combustíveis mais eficientes. Mas os motoristas também devem ajudar! Suas atitudes no trânsito e a responsabilidade pela manutenção preventiva do veículo fazem toda a diferença.

Quer ajudar ainda mais a tornar nossas cidades menos poluídas? Então compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais!

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page