Motor elétrico é montado no implemento e pode transformar qualquer cavalo-mecânico em híbrido. Próximo passo é usar energia solar para recarregar baterias
Se caminhões elétricos ainda estão distantes da realidade das estradas brasileiras, a Randon, maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina, está lançando na Fenatran uma carreta eletrificada que promete transformar qualquer caminhão em híbrido e reduzir seu consumo em até 25%. E pode usar até energia solar para ser recarregada.
Há duas tecnologias por trás disso. Uma delas é o chamado E-Sys, um eixo com motor elétrico montado na carreta com um sistema elétrico totalmente independente do caminhão.
Este motor elétrico tem 209 cv e 102 kgfm, e é capaz tanto de auxiliar o caminhão em subidas e ultrapassagens, quanto de recuperar a energia em descidas e frenagens ao mesmo tempo que auxilia os sistemas de freio de serviço ou freio-motor do caminhão. Ou seja, funciona quase como um carro híbrido plug-in, como um Jeep Compass 4xe.
A energia é acumulada em uma bateria montada entre as longarinas da carreta de 600V e 52 kWh, e também pode ser recarregada em tomadas industriais quando estiver parada. O mais interessante é que o funcionamento do sistema é completamente independente do caminhão que traciona o implemento híbrido.
Cabe a um algoritmo auxiliado por sensores reconhecer os momentos de aceleração e redução de velocidade do caminhão, e se está fazendo curvas ou não, para decidir se o motor elétrico auxiliará a mpulsionar o caminhão. A Randon inclusive reforça que há sistemas redundantes para a segurança do sistema para evitar, por exemplo, que o motor elétrico atue na iminência de um acidente.
Leia mais em: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/randon-lanca-carreta-hibrida-plug-in-que-reduz-consumo-do-caminhao-em-25/
Comments