top of page

O mercado de Reparação Automotiva está acompanhando a evolução da indústria?

Os fabricantes de veículos e a indústria de autopeças estão entre os setores que mais investem em inovação tecnológica e essa constante onda de evolução vem exigindo cada vez mais capacitação e especialização dos profissionais que atuam nesse cenário. Mas o mercado geral de reparação automotiva está acompanhando a evolução da indústria automotiva?


No Brasil, existem atualmente mais de 90 mil oficinas, considerando as independentes, que representam a maior parte desse mercado, e as redes autorizadas das montadoras, bastante avançadas. “Temos muito contato com esse mercado e temos a percepção que em geral não existe carro parado no Brasil hoje exclusivamente pela falta de qualificação técnica dos profissionais”, afirma Mauro Alves dos Santos, Coordenador de Atividades Técnicas da Faculdade Senai São Paulo do Campus Conde José Vicente de Azevedo, no Ipiranga.


No entanto, como novas tecnologias vão sempre surgindo, o cenário ideal, de acordo com o coordenador do Senai, seria que o profissional do setor de manutenção automotiva tivesse a oportunidade de uma formação profissional no Senai ou em qualquer outra instituição que o preparasse para uma melhor formação e qualificação técnica para essa constante evolução do setor.


Formação qualificada


Desde os anos 80, as montadoras e o Senai consolidaram uma forte parceria com know-how, infraestrutura avançada e disponibilização de veículos para garantir aprendizagem e qualificação técnica sempre atualizada para as demandas de serviços tanto nas redes autorizadas como nas oficinas independentes em todo o País. A entidade conta atualmente em todo o Brasil com 523 escolas fixas e 465 escolas móveis, sendo 92 escolas fixas e 76 escolas móveis em São Paulo, oferecendo formação profissional de nível básico, médio e até, em algumas unidades, cursos superiores de graduação e pós-graduação.


Mas como nem todos os profissionais que atuam no segmento tem essa oportunidade, Mauro destaca que o advento de cursos online impulsionados pela pandemia em todas as áreas, o acesso a sites especializados, palestras, eventos e seminários abrem um bom caminho para aqueles que não querem perder o ritmo da evolução da indústria e nem oportunidades de trabalho.


Mas é necessário enfatizar que a preparação de profissionais para acompanhar a evolução tecnológica de qualquer setor tem seu desenvolvimento freado pelo nível da educação básica no Brasil. Para encarar essa falta da base necessária, a entidade tem buscado trabalhar com o nivelamento técnico dos alunos. Isso precisa mudar.


Por esse motivo, a reformulação do ensino médio, que inclui a possibilidade de integração com o ensino técnico profissionalizante, é muito bem-vista pelo setor, segundo o coordenador do Senai, para o desenvolvimento de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado



Novas profissões


Nesse cenário, algumas profissões novas estão emergindo. O Senai passou a oferecer a partir deste ano, por exemplo, a formação de técnico em mecatrônica automotiva, com capacitação profissional para lidar com as tecnologias mais avançadas dos novos veículos, envolvendo sistemas de eletrônica embarcada, conectividade, eletrificação, sistemas de condução autônoma, entre várias outras tecnologias.

Outra profissão relativamente nova, desde 2012, advinda da onda tecnológica, é a do tecnólogo em sistemas automotivos em nível superior. Ela é voltada ao ensino aprofundado da tecnologia de materiais, termodinâmica, física, eletrônica e comunicação, tecnologias embarcadas nos veículos, além de gestão de pessoas, gestão de recursos financeiros e dos processos de pós-venda.


Automec Experience


Se estiver interessado nas atividades e experiências do Senai, você não pode deixar de visitar a Automec, a maior feira do aftermarket automotivo, que acontece de 25 a 29 de abril no São Paulo Expo. Na área da Automec Experience será montada a arena do Senai/IQA, de aproximadamente 200 m2.


Lá os visitantes encontrarão ambientes temáticos para acompanharem demonstrações diárias de atividades práticas em veículo eletrificado com foco nos procedimentos de segurança; estética automotiva; sistema de condução semiautônoma (Sistema ADAS) com destaque para procedimentos de calibração dos sensores/radares. A arena ainda contará com um auditório com uma programação de palestras envolvendo os temas mencionados.





0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page