top of page

Montadoras produziram 5,5% mais veículos em 2022

As montadoras produziram 5,5% mais veículos em 2022, na comparação com o volume que saiu das suas linhas em 2021. Segundo balanço da Anfavea divulgado na sexta-feira, 6, foram produzidas 2,3 milhões de unidades até dezembro, o maior volume desde 2020.


De acordo com Márcio de Lima Leite, presidente da associação, a produção do ano foi suficiente para atender ao mercado interno, ao externo e aos estoques, que foram esvaziados ao longo dos últimos anos. Isso mesmo com a falta de componentes que parou as linhas da maioria das montadoras no ano passado.


"Não há mais tanta espera por veículos na distribuição como antes, o período diminuiu porque a indústria conseguiu manter um ritmo razoável no segundo semestre. Em dezembro, muitas delas não tiveram férias coletivas porque chegaram lotes de semicondutores", disse Leite.


Apenas em dezembro, aponta o balanço, a produção de veículos no Brasil somou 191,5 mil unidades, 11,3% a menos do que em novembro. O número representa ainda 10% a menos do que em dezembro de 2021, quando ocorreu o mesmo tipo de expediente pela chegada de chips ao país.




0 visualização0 comentário

Kommentare


bottom of page