Válvula relé: agiliza o acionamento e a liberação das sapatas de freio traseiras
Manutenção
A revisão periódica nos componentes do sistema de freio, a regulagem de folga das sapatas e a drenagem nos reservatórios são obrigatórias. Para isso, siga as orientações do fabricante do veículo e não espere o veículo apresentar deficiência na frenagem ou qualquer outro acidente.
Na maioria dos veículos para garantir que o sistema de pneumático continue funcionando perfeitamente, deve-se substituir o elemento secador a cada ano, com exceção dos que utilizam o Consep. O elemento secador deve ser removido com a descarga da válvula reguladora de pressão aberta para descarregar o reservatório de regeneração. Utilize uma cinta para soltar o elemento e aperte-o manualmente.
Antes de instalar o elemento não se esqueça de limpar a carcaça, remover o anel de vedação velho da sede do elemento. No momento de instalar, passe lubrificante no anel e comece a apertar, depois que encostar, aperte manualmente mais meia volta. Problemas mais comuns:
Vazamentos em qualquer uma das válvulas significam que o sistema precisa de reparo.
Outro perigo para o sistema de freio pneumático é a contaminação por óleo lubrificante do motor proveniente do compressor ou água, que fazem as válvulas se desgastarem mais facilmente.
O compressor pode perder rendimento se houver problemas de vedação nas válvulas, entupimento do cano de saída e vazamentos em geral. Pode também começar a contaminar o sistema com óleo lubrificante proveniente de desgastes dos anéis dos cilindros.
Isso faz com que se forme um tipo de verniz na tubulação e entope a passagem. Se o compressor apresentar problema de contaminação por óleo toda a tubulação de saída deve ser inspecionada limpa ou substituída.
Após a desmontagem de qualquer válvula, lave as peças com produto para limpeza de válvula pneumática ou detergente neutro. Não utilize solvente a base de petróleo. Inspecione minuciosamente a carcaça da válvula após a limpeza, se estiver avariada substitua a peça.
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