top of page

Como fazer de forma padronizada pela fabricante a manutenção da válvula relé.


Válvula relé: agiliza o acionamento e a liberação das sapatas de freio traseiras


Manutenção


A revisão periódica nos componentes do sistema de freio, a regulagem de folga das sapatas e a drenagem nos reservatórios são obrigatórias. Para isso, siga as orientações do fabricante do veículo e não espere o veículo apresentar deficiência na frenagem ou qualquer outro acidente.


Na maioria dos veículos para garantir que o sistema de pneumático continue funcionando perfeitamente, deve-se substituir o elemento secador a cada ano, com exceção dos que utilizam o Consep. O elemento secador deve ser removido com a descarga da válvula reguladora de pressão aberta para descarregar o reservatório de regeneração. Utilize uma cinta para soltar o elemento e aperte-o manualmente.


Antes de instalar o elemento não se esqueça de limpar a carcaça, remover o anel de vedação velho da sede do elemento. No momento de instalar, passe lubrificante no anel e comece a apertar, depois que encostar, aperte manualmente mais meia volta. Problemas mais comuns:


Vazamentos em qualquer uma das válvulas significam que o sistema precisa de reparo.


Outro perigo para o sistema de freio pneumático é a contaminação por óleo lubrificante do motor proveniente do compressor ou água, que fazem as válvulas se desgastarem mais facilmente.


O compressor pode perder rendimento se houver problemas de vedação nas válvulas, entupimento do cano de saída e vazamentos em geral. Pode também começar a contaminar o sistema com óleo lubrificante proveniente de desgastes dos anéis dos cilindros.


Isso faz com que se forme um tipo de verniz na tubulação e entope a passagem. Se o compressor apresentar problema de contaminação por óleo toda a tubulação de saída deve ser inspecionada limpa ou substituída.


Após a desmontagem de qualquer válvula, lave as peças com produto para limpeza de válvula pneumática ou detergente neutro. Não utilize solvente a base de petróleo. Inspecione minuciosamente a carcaça da válvula após a limpeza, se estiver avariada substitua a peça.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page