top of page

Bateria do carro acabou? Veja quais são os sinais e o que fazer

Existem diversas falhas que comprometem o funcionamento do veículo, fazendo com que os motoristas fiquem na mão no meio da rua ou estrada. Quem nunca esteve dirigindo e se deparou com a bateria descarregada, por exemplo? Este é um problema comum no universo automotivo.


No entanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar que a bateria do veículo acabe. Assim, caso você se depare com uma situação em que a bateria do carro acabou, não se preocupe, preparamos um conteúdo especial a seguir para te ajudar. Acompanhe a leitura!



Como saber se a bateria do carro acabou?

Para saber se a bateria do carro acabou, é preciso estar atento a alguns sinais. Veja, a seguir:


1. Dificuldade para ligar

A bateria é a principal responsável por fazer o motor do carro funcionar. Isso porque é ela quem libera a energia que possibilita acionar o veículo. Dessa forma, se a bateria não tiver carga suficiente, essa função não será desempenhada de forma eficiente, e o motorista encontrará dificuldades para fazer o carro dar a partida.

Quanto mais fraca tiver a bateria, mais difícil será para ligar o carro. Quando ele não iniciar, significa que a bateria acabou e é preciso trocá-la.


2. Luzes fracas

Outro sinal de que a bateria do carro acabou é a baixa intensidade das luzes do carro, tanto as externas (faróis) quanto as internas (luzes do painel). Isso se dá porque a bateria é responsável por produzir a energia que liga as luzes do carro.

Dessa forma, caso a luz apresente falhas em seu funcionamento, significa que a bateria do carro está fraca e prestes a acabar.


3. Mau funcionamento no frio

Durante o inverno, o carro demora um pouco mais do que o habitual para ligar. Isso acontece porque a bateria depende de reações químicas para gerar energia, que acontecem com maior facilidade sob maiores temperaturas.

Com isso, no frio, é exigido mais da bateria para que o carro dê partida e, quando isso não acontece, ainda não é um sinal de que a bateria do carro acabou, mas que está fraca e é preciso comprar uma nova.


O que fazer quando a bateria do carro acabar?


Quando a bateria do carro acabar, é preciso comprar uma nova e realizar a troca. Em lojas de autopeças, concessionárias e até mesmo supermercados é possível encontrar novas baterias.

Porém, com o Serviço Moura Fácil de Entrega e Instalação de Serviços, o cliente tem mais vantagens, afinal, em até 50 minutos após realizar o pedido, ele recebe a bateria em casa com frete grátis. Para isso, basta informar o modelo e ano do carro, pois cada tipo de automóvel exige um tamanho e capacidade diferentes de energia.

Ao comprar uma nova bateria, o mais importante é se atentar à qualidade da mesma. Por isso, na hora de adquirir uma peça nova, não tenha dúvidas: vá de Moura e garanta o melhor para o funcionamento do seu veículo.


Como evitar ficar sem bateria?

5 principais cuidados podem ser tomados para evitar ficar sem bateria no automóvel, confira:


1. Tire a chave da ignição

Para ligar o carro, é preciso colocar a chave na ignição do automóvel e dar a partida. Com isso, é comum que muitas pessoas acabem deixando a chave dentro do carro, conectada na ignição, seja por esquecimento ou por deixar algum equipamento ligado.

Porém, isso consome a bateria do carro, descarregando-a mais rápido. É importante tirar a chave da ignição ao estacionar o carro.


2. Desligue as luzes do automóvel

Outro motivo comum que causa o desgaste desnecessário da bateria é deixar os faróis e luzes internas acesas ao descer do veículo. Alguns modelos de carro permanecem com faróis acesos, mesmo com o carro trancado.


A luz interna também é um problema, especialmente para quem é esquecido ou não entende a função dos botões que ajudam a ligar e a desligar automaticamente as lâmpadas.

Por essa razão, lembre-se de ficar atento às luzes do seu carro para evitar a chata situação em que a bateria do carro acabou e te fez perder aquele evento super importante.


4. Faça revisão veicular

A revisão veicular nada mais é do que um check-up geral no carro a fim de verificar seu estado de conservação e o funcionamento de todos os elementos e sistemas mecânicos ou elétricos do veículo.

É recomendado que a revisão seja feita a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros. Em automóveis mais antigos ou que são muito utilizados, o prazo cai pela metade. É importante respeitar ainda a diferença de periodicidade da revisão de cada modelo de carro.

Para saber essa informação, basta conferir a documentação técnica do automóvel ou procurar um mecânico de confiança.

Feita a revisão, é possível trocar peças com falhas ou gastas, a exemplo de baterias que apresentam um desempenho deficitário. Dessa forma, é possível evitar ficar sem bateria no carro e se ver preso no meio da estrada.


5. Tenha cuidado especial com a bateria no inverno

No inverno, a bateria do carro fica sobrecarregada por conta das baixas temperaturas. Nesse sentido, algumas ações podem ajudar a prevenir que a bateria do carro acabe, veja:

  • Não dê partida com o sistema elétrico ligado;

  • Utilize o freio de mão;

  • Espere 15 minutos para dar partida;

  • Mantenha o tanque de combustível cheio;

  • Complemente o fluido do radiador.

Agora que você já sabe os sinais de uma bateria falhando e já pode evitar a frase “ a bateria do meu carro acabou do nada, e agora?”, aproveite para entender um pouco mais sobre o universo automotivo através do nosso blog. ,


E já sabe, se precisar trocar a bateria, acesse o mourafácil.com e tenha a sua bateria entregue e instalada em 50 minutos!

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page