top of page

7 EPIs essenciais para a segurança de mecânicos

Os sete principais EPIs para oficina mecânica são:


1. Máscara de proteção/ Respirador Purificador de Ar A máscara de proteção para mecânicos é um EPI obrigatório para proteger o trabalhador de inalar partículas ou resíduos de produtos tóxicos, que podem causar sérios danos à saúde no curto ou longo prazo.

2. Óculos de segurança com proteção lateral Para evitar acidentes que possam atingir os olhos, os óculos de proteção para oficinas mecânicas precisam ser usados sempre que o mecânico estiver sob risco. Por exemplo, manipulando máquinas de solda ou usando objetos pontiagudos.

3. Creme de proteção para as mãos Este equipamento de proteção individual para oficina mecânica serve para proteger a pele do mecânico contra agentes contaminantes. Para usá-lo, basta aplicar uma camada do creme sobre as mãos e braços.

4. Protetor auricular tipo plug Por conta dos ruídos e barulhos, o protetor auricular é um do EPIs oficina mecânica indispensáveis para as atividades. O tipo plug garante que o profissional fique completamente protegido de sons elevados.

5. Luvas de segurança As luvas de segurança para mecânicos servem tanto para proteger as mãos e braços de produtos químicos e/ou queimaduras, quanto para dar mais precisão e “firmeza” no manuseio de ferramentas e máquinas. Normalmente, as luvas de segurança para oficinas mecânicas são feitas de materiais variados, como nitrílico, PVC, neoprene ou do tipo soldador.

6. Avental de segurança Outro acessório indispensável na execução de determinadas tarefas no auto center é o avental de segurança, impermeável ou de raspa. Ele serve para proteger o dorso das pessoas, por exemplo, ao efetuar o uso de solda ou manipular substancias líquidas perigosas.

7. Calçado de segurança e perneira de raspa Para proteger os membros inferiores e aumentar a segurança dos mecânicos, o calçado e a perneira devem estar na lista de equipamentos de proteção individual para oficina mecânica.


EPIs para segurança de mecânicos: responsabilidade de todos

O uso de EPIs nas oficinas mecânicas não deve ser visto apenas como uma obrigatoriedade para atender a legislação vigente, mas sim como uma forma de proteger a vida, a saúde e o bem-estar dos profissionais.




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page